Programação 2010
A 3ª edição do projeto, que retorna este ano ao IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais), busca fomentar o debate acerca da popularização da Filosofia. Acreditando que o saber filosófico possa se configurar num importante suporte para pensarmos nossa(s) realidade(s), a popularização da Filosofia pode representar um horizonte novo à superação dos desafios atuais?
Buscando responder esta e outras perguntas, a equipe do projeto convidou filósofos, artistas, professores, pessoas cuja experiência diária busca transpor os limites entre Filosofia e prática, a uma tarde de debates na UFRJ.
Seja na universidade, no teatro, na literatura, nas políticas culturais ou nas salas de aula, como favorecer bons encontros com o pensamento filosófico?
Venha participar conosco deste encontro-ação em filosofia!
Programação
15h – Exibição do vídeo Des-encontros
Produzido em parceria com a ONG World Film Collective, o vídeo, gravado em aparelhos celulares e editado em software livre, é uma forma de experimentar a difusão da filosofia de forma inusitada. Antes de ser um vídeo sobre Filosofia é uma forma de retratar encontros com ela.
Os jovens participantes do vídeo são formados nas oficinas de cinema da WFC.
15h30 - Debates sobre o tema:
A popularização da Filosofia como agente de transformação da realidade.
>>> Crise de valores >> Acesso ao conhecimento>>Literatura>>>>
Mídias >>>>> Sala de aula>>>>>>>>>>Expressões artísticas>>>>>
>>>>>>>>>>>Produção de subjetividade e modos de vida>>>>>>>
Debatedores:
Gabriel Cid
Produtor cultural da Casa da Ciência da UFRJ. Organizador do livro "Ciência em foco: o olhar pelo cinema" (Garamond, 2008). Doutorando em Literatura Comparada pela UERJ, mestre em Literatura Portuguesa pela mesma instituição, bacharel e licenciado em Filosofia pela UFRJ. Atualmente também é professor substituto de Estética no Instituto de Artes da UERJ. Foi professor substituto de Filosofia do Colégio Pedro II. Atua na interface entre a filosofia e a arte. Tem como tema de pesquisa atual a relação entre os elementos filosóficos e literários na obra de António Mora, heterônimo louco e filósofo de Fernando Pessoa.
Márcio Costa
Bacharel e Especialista em Filosofia. Psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia Social (UERJ). Professor de Filosofia na Universidade Cândido Mendes. Tem experiência como professor na área de Filosofia com ênfase em História da Filosofia e Epistemologia; na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia social e institucional e processos de subjetivação. Realiza pesquisas, ministra cursos e coordena grupos de estudo sobre a filosofia da diferença e suas relações com problemas da área de psicologia, trabalhando principalmente com os seguintes autores: Deleuze, Foucault, Spinoza, Bergson e Nietzsche.
Renato Nunes Bittencourt
Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ e Professor do Curso de Comunicação Social da Faculdade CCAA. Tem como especialidades a Filosofia Grega Antiga, Espinosa, Schopenhauer, Nietzsche e temas relacionados a teoria da comunicação e crítica da cultura pós-moderna através de Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky e autores afins.
Vanessa Rocha
Produtora cultural formada pela UFF, onde também foi professora substituta de Planejamento Cultural. Mestranda em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ sob a orientação de Paulo Vaz. Há 12 anos atua no campo das artes e da produção cultural como produtora, cantora e poeta. Publicou os livros Novelo, de poesias e conto, e Interculturalidades, em co-organização com Leonardo Guelman, coletânea de artigos e documentação do projeto homônimo de artes integradas que coordenou por quatro anos. É produtora cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e sócia da Mafuá Produções Culturais. Em 2008 foi bolsista do Ministério da Cultura da Espanha no curso Economía de la Cultura y Cooperación Internacional, voltado a gestores culturais da América Latina.
Gabriela Serfaty
Patrick Sampaio
Pesquisador trans-disciplinar com ênfase em coletividade, convívios, contra-informação e criação de espacialidades efêmeras. É idealizador do Brecha Coletivo, agrupamento poroso que desde 2006 desenvolve investigações em interferência urbana, movimento, audiovisual, teatro, música e produção de subjetividade.
Acesso gratuito
Não é necessária inscrição para participação no evento.
Quando: 18 de novembro de 2010 (quinta-feira)
Onde: Sala 106 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo de São Francisco de Paula, nº1, Centro, Rio de Janeiro
Informações:
conrado@diamundialdafilosofia.com.br
djalma@diamundialdafilosofia.com.br
tiago@diamundialdafilosofia.com.br
fonte: http://www.diamundialdafilosofia.com.br/programa.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário