Vanguardeando Blog

Vanguardeando Blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: Ou Sublimes Momentos de Constrangimento


Numa sala que mais me lembrava uma área para recepção dos desabrigados das chuvas e demais calamidades públicas e do Estado. Com pessoas estranhamente tristes por não ser aquilo, exatamente o que queriam na vida, ou estranhamente alegres por ignorância do mal que está por vir, mas se faz presente. Estava havendo um processo de recrutamento para um emprego ou um trabalho de carteira assinada mal remunerado e mal valorizado, num contexto geral. Uma mulher ilegalmente loura, com roupas apertadas demais para sua compleição física, me fazendo lembrar as chacretes ou as dançarinas do Bolinha, mas numa versão caricata. Argüia os trabalhadores ali presentes e recolhia seus documentos. Ela me perguntou o que fazia na faculdade, o que respondi, não de pronto: - Estudo filosofia.
Ela exageradamente feliz, me diz: - Que loucura! E aí tem feito muita poesia?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BREVES REFLEXÕES


Não existem palavras para descrever o sentimento de consciência espiritual que recebemos quando andamos de skate. Por menos que se faça, ou seja, ajudar e ver alguém querendo andar de skate.

Às vezes, parece que existem tantas coisas erradas com o mundo, que poderíamos também nos esquecer de tentar mudar algo. A intolerância ou querer ser ignorante.
Afinal de contas, pensamos, o que eu posso fazer no mundo? Sou apenas uma pessoa, um skatista. Se nossas preocupações são tão amplas que desejamos a paz mundial, ou tão pessoais que simplesmente queremos que todos possam estar disponíveis a andar de skate. Ou que desejem se sentir feliz andando de skate. Suspiro, e penso como isso é uma coisa boa de acontecer. E será que sou capaz de transmitir que outras pessoas tenham vontade de andar, ou jamais serei capaz de fazer algo tão bom.
Surpreendentemente, a menor contribuição pode fazer a maior diferença. Ganhar mais da vida do que uma existência ordinária e penosa, talvez requeira muito pouco da nossa parte, como ser humano e como skatista.
Somos transformados pela profunda satisfação que experimentamos quando elevamos nosso estado de espírito. Quando sorrimos para uma pessoa carrancuda na pista de skate ou em qualquer lugar (muitas vezes dentro da nossa casa). Neste momento entramos no reino do extraordinário.
Quer mudar o mundo? Comece hoje com quem está ao seu lado e depois imagine um ato de bondade multiplicado. Uma pessoa de cada vez, cada um de nós faz a diferença.
Brunno Amâncio (Xuxa) skatista desde 1989, e ser humano desde sempre!

Texto escrito em 10/2006

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ENEFIL RIO 2011: Apresentação do XXVII ENEFIL

ENEFIL RIO 2011: Apresentação do XXVII ENEFIL: "No XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia, realizado em Janeiro de 2010, na cidade de Fortaleza/CE, estudantes de graduação em Fi..."

Festa até o Sol raiar! 17/09